Escovação

dicas1Ficou comum se dizer que o correto é escovar os dentes 3 vezes ao dia. Na verdade o certo é escovar sempre após qualquer alimentação. Uma pessoa que tome café da manhã, algo antes do almoço, almoce, um lanche a tarde e jante, deve realizar sua higiene bucal 5 vezes ao dia. Parece muito, mas a sensação de hálito puro, boca limpa e manter longe o risco de cárie torna isso uma brincadeira de criança (como deve ser para elas também).

Quando é hora de um implante?

dicas3O implante é o melhor tratamento odontológico que existe quando o dente já foi perdido, porém, hoje vemos muitas pessoas pedindo (até mesmo profissionais indicando), quando ainda há chances de se recuperar o elemento dental. Mesmo em casos quando houve uma fratura grande ou a perda de toda a coroa, é possível, com um tratamento de canal e um pino intra-radicular, recuperar totalmente o dente, restaurando-o como se nunca houvesse tido problemas.

Um bom profissional avaliará se é possível salvar o dente avariado (sempre a primeira escolha) e, caso não seja, indicar o implante para devolver a mastigação e estética perfeitas.

Fratura Dental

dicas6Quebrar os dentes da frente é algo muito comum. O que pouca gente sabe é que o dentista pode colar o pedaço fraturado na clínica, método mais conservador e, na maioria das vezes, de melhor estética. Para isso acontecer é preciso ter alguns cuidados, como colocar o pedaço fraturado em um recipiente com soro fisiológico, para não desidratar e perder suas características. Também deve ser colado o mais rápido possível para conseguirmos um resultado mais próximo possível do natural.

O profissional, além de devolver a estética ideal também observará (e acompanhará) a necessidade de tratamento de canal, que deve ser realizado em muitos desses casos, para evitar que o dente escureça ou venha a doer no futuro.

Avulsão (quando o dente sai por inteiro após um acidente)

Em alguns acidentes pode ocorrer do dente ser arrancado por completo da boca. Se agirmos correta e rapidamente, ele pode ser reimplantado com uma grande chance de se recuperar e se manter firme novamente. Para isso devemos seguir algumas dicas:
– Se o dente saiu por completo, caiu no chão, devemos lavá-lo com cuidado em água corrente (sem esfregar, para não remover possíveis ligamentos presos na raiz) e levá-lo em um recipiente com soro fisiológico, ou dentro da própria boca, imediatamente ao dentista.
– O tempo é o primordial para o sucesso do reimplante, até 1 hora do acidente há uma boa chance de recuperação, depois ela vai diminuindo a cada minuto, tornando muito difícil se algumas horas se passarem.
– O dentista fará uma contenção (prendendo-o com um fio de aparelho nos dentes vizinhos) que poderá ser removida em torno de duas semanas mais tarde.
– O canal deve ser tratado logo em seguida, evitando o escurecimento do dente e possíveis dores.

Alguma dúvida que gostaria de esclarecer? Nos pergunte!

Nome *

E-mail *

Assunto *

Sua dúvida *