Quando ocorre uma lesão em nosso corpo, envolvendo os vasos sanguíneos, começa a ocorrer de forma automática uma sequência de eventos no organismo visando estabilizar e reparar a área afetada.
As plaquetas são células presentes em nosso sangue que tem a responsabilidade de atuar logo no começo deste processo. Em torno de 20 segundos após a lesão elas formam um tampão no local. Uma proteína fibrosa, a fibrina, também se junta às plaquetas e começa a formação do coágulo, que visa barrar a perda de sangue e proteger a regeneração do vaso sanguíneo e dos tecidos em volta.
Há também uma contração deste vaso, visando diminuir a “janela” aberta indevidamente e facilitar a reparação.
Quando realizamos uma cirurgia é prudente tomarmos alguns cuidados e atitudes que ajudem com que este processo ocorra da melhor maneira possível.
No caso de uma extração dental os cuidados são os seguintes:
- Segurar uma gaze com a boca fechada sobre a região operada durante 30 minutos, para cessar o sangramento.
- Evitar bochechos, bebidas e alimentos quentes durante os dois primeiros dias.
- Manter repouso no primeiro dia e ao deitar colocar uma almofada para manter a cabeça mais erguida que o resto do corpo.
- Fazer uma compressa de gelo na região, por fora da boca, por 15 minutos, com intervalo de 5 minutos, 3 vezes ao dia.
- Um pequeno sangramento durante os primeiros dias pode ser normal, caso seja excessivo, deve-se morder uma nova gaze por 1 hora.
- Um leve incômodo pode ser normal após a cirurgia, caso seja mais intenso deve-se tomar o medicamento indicado pelo seu dentista.
- É necessário manter uma boa higiene bucal, tomando cuidado com a região operada.
Cuidados simples que visam manter a estabilidade do coágulo formado, ajudando a reparação tão perfeita que nosso organismo criou. É o mínimo que podemos fazer. 😉
Imagem: Google Imagens