Sabemos a importância da prevenção para termos nossos dentes saudáveis por toda a vida (sim, essa história de “ao envelhecer vamos perdendo os dentes” não é verdadeira). Mas alguns hábitos podem causar um estrago e até fazer com que a pessoa perca seus dentes, mesmo tendo uma boa escovação.

Abaixo listamos 5 erros comuns – e perigosos! – para nossos dentes:

  1.  Não atentar aos avisos da nossa boca: Grande problemas começam com pequenos sinais. Uma sensibilidade que vai aumentando aos poucos, dor quando mordemos algo, fio dental que começa a prender ou desfiar entre os dentes, sangramento da gengiva… Podem ser sinais de uma cárie crescendo entre os dentes ou tártaro, que podem evoluir para dor, um tratamento de canal ou até mesmo para a mobilidade e perda dos dentes.
  2. Uma pequena bolha indolor na gengiva ou escurecimento de um dente apenas são indícios muito prováveis de que o nervo morreu. Esse apodrecimento dentro do dente promove a alteração de cor e coleção de pus que extravasa formando essa abaulamento na mucosa (fístula). Além da infecção não tratada ser algo perigoso pode também evoluir para a perda do dente.
  3. Ficar um tempo sem um dente: Quando alguém perde um dente deve procurar repor este elemento o mais breve possível. Os dentes vizinhos e o que morde em cima dele começam a se movimentar, prejudicando a oclusão e expondo suas raízes, trazendo sensibilidade.
  4. Pouco tempo para a higiene: Sabemos a vida corrida que as pessoas tem hoje em dia, mas a escovação muito rápida (ou ausente após uma refeição) e falta de tempo para o fio dental é o principal agravante para a cárie e doenças gengivais.
  5. Abrir coisas com a boca: Quem nunca numa situação de “desespero” recorreu aos dentes para rasgar aquele sachê de ketchup, ou saco de salgadinho que não abre de jeito algum? Pois é, mesmo coisas inocentes como saquinhos de plástico forçam e promovem atrito entre as pontas (cúspides) dos nossos dentes, realizando desgaste e risco de trincas.                       O que dizer então de quem abre garrafas de cerveja ou prende parafusos neles? Estes últimos são campeões de dentes fraturados no consultório.

Se reconheceu em algum desses itens? Deus queira que tenha sido em poucos deles! (rs) Claro, sempre lembramos a importância de consultar regularmente um dentista, profissional que irá diagnosticar qualquer problema bucal em seu início.

Acha que há outros erros mais perigosos para saúde de nossos dentes? Deixe seu comentário e teremos prazer em responder. :)