gravidezÉ comum, durante a gravidez, a mulher sentir seus dentes e gengiva mais frágeis, seja por incômodos, sangramentos ou mesmo pelo aparecimento de cáries.

Neste período ocorrem muitas mudanças no corpo da futura mãe e muitas tem impacto no meio bucal. A mudança hormonal leva a alterações na gengiva, a deixando mais suscetível à infecções e inflamação, causando sangramento (gengivite) e dor. Isso ocorre devido às mudanças na circulação materna que facilitam o ataque de bactérias, tão presentes em nossa boca.

“Depois que fiquei grávida apareceram muitas cáries em meus dentes!”, esta é uma queixa comum no consultório. E realmente o aparecimento – ou agravamento! – de cáries ocorre por ser comum a saliva ficar mais ácida logo nos primeiros meses, o que faz as bactérias se proliferarem mais rápido, assim como as cavidades nos dentes.

Mas o que fazer? Isso é sinal que toda mulher grávida terá problemas bucais?

De forma alguma. Mas é preciso um cuidado maior durante a gravidez. Algumas dicas simples afastam esse perigo:

  1. Ao planejar a gravidez consultar um dentista para avaliar a saúde dos dentes e mucosas, realizando uma limpeza para eliminar tártaros e placa bacteriana mais endurecida, e restaurações em caso de haver cáries;
  2. Escovar bem os dentes e usar o fio dental após cada refeição;
  3. Nos casos de gengiva sensível e que sangre com facilidade, usar uma escova macia;
  4. Atenção para diminuir doces, principalmente entre as refeições. Se comer entre elas, escovar os dentes em seguida;
  5. Caso ocorra necessidade de intervenção entre os 9 meses, a época ideal é entre os 3 e 6 meses, porém casos como dor, infecção, emergências, causam mais riscos para a gestação do que o tratamento em si. Seu dentista observará a necessidade de um anestésico e/ou medicação indicadas para o caso;
  6. Lembrar que após o nascimento do bebê os cuidados devem continuar. Muitas mães em frete à rotina cansativa dos primeiros meses acabam relaxando e tendo problemas maiores nesta época.

Pequenos toques que farão as futuras mamães terem uma gravidez mais saudável e segura. 😉