Separamos para você 10 atitudes que acabam levando a problemas bucais. Em nosso dia a dia na clínica observamos que muitos tratamentos grandes poderiam ter sido evitados se o paciente houvesse tomado cuidado com alguns deles.

E olha que deixamos de fora aqueles cuidados básicos que todos já sabem, como “escovar bem os dentes”, rs.

Segue abaixo a lista e compartilhe com os amigos e familiares para ajudar na prevenção!

1 – Menosprezar o fio dental

Que o fio dental é de extrema importância, isso já sabemos. Sempre sobram alimentos entre os dentes e a escova não consegue removê-los totalmente. Porém muitas pessoas não fazem um uso diário deste importante aliado da higiene bucal e esse é um dos principais motivos que levam à cárie mais perigosa: entre os dentes.

2 – Escovação muito rápida

O mundo atual entrou em uma rotina que parece que nos tirou tempo para as coisas. Trabalhamos muito, temos muitas obrigações e ainda por cima mais tecnologias que levam horas de nossa atenção (uma delas essa que você usa neste momento para ler essa matéria). Com isso é comum escovarmos os dentes com pressa, deixando passar restos que se tornarão tártaro ou cáries.

3 – Primeiro molar permanente em crianças

Se você é adulto e tem algumas restaurações é provável que uma delas esteja no primeiro molar. Este dente é o primeiro dente permanente que nasce em nossa boca, porém não cai nenhum dente de leite para isso, pois ele surge atrás do último dente. Por isso muitos pais pensam que se trata de mais um que irá trocar e podem não dar a devida atenção à pequenas cáries que surgem.

4 – Balas, chicletes, café, entre as refeições

Depois de algumas horas em que nos alimentamos surge a natural halitose pelo tempo sem ingerir algo. É comum aliviarmos este fato com uma bala, chiclete ou mesmo um cafezinho. Caso isso ocorra devemos ter a preocupação de evitar produtos que contenham açúcar e aceleram o processo carioso. Ou escovar os dentes logo após, claro.

5 – Dieta rica em açúcar

O açúcar é o alimento que as bactérias ingerem mais depressa. Ele não é perigoso se a pessoa escovar bem os dentes logo após ingerí-lo. Mas para quem não consegue ficar sem um doce durante todo o dia…

6 – Desatenção aos últimos dentes na escovação

Os últimos dentes estão em uma região de difícil acesso à escovação. Músculos bucais e a própria estrutura óssea dificulta a escova alcançar todas as suas faces quando escovamos o conjunto todo. Sempre indicamos no final, escovar cada um destes dentes novamente.

7 – Muito tempo sem consultar um dentista

Por melhor que possamos escovar e passar fio dental, dificilmente removeremos 100% da placa bacteriana todos os dias. Por este motivo se deve procurar um profissional a cada 6 meses para uma limpeza e avaliação da qualidade geral de dentes e mucosa (gengiva). Assim, não apenas manteremos a boca saudável, mas uma cárie descoberta em fase inicial é muito mais tranquila de se resolver.

8 – Usar os dentes para abrir produtos

Você já deve ter visto alguém abrir uma tampa de garrafa na boca (algo que arrepia qualquer dentista!), mesmo sacos de salgados ou sachês de ketchup. Quando falamos que temos “dentes de corte” é em relação a cortar alimentos, não à lata de molho de tomates! rs. E mesmo em relação a alimentos devemos ter cuidado em relação aos muito duros. São muito pacientes que nos procuram com dentes quebrados porque morderam osso de frango ou torresmo!

9 – Alimentos e bebidas com corantes fortes

Todos corantes fortes de alimentos e bebidas (café, Coca-Cola, vinho, açaí…) vão se depositando no esmalte de nossos dentes e os escurecendo com os anos. Quem quer ter os dentes mais claros deve ter atenção a isso.

10 – Desatenção aos primeiros avisos de seus dentes

Normalmente nós vamos recebendo alguns sinais de nossos dentes e mucosa de que algo precisa ser observado. Geralmente uma cárie em início vai apresentando alguns sinais como sensibilidade à mastigação, ao frio ou doce. Se o dente nunca apresentou este tipo de sensibilidade pode ser um indício de cárie. Sangramento na gengiva também sugere que pode estar crescendo um tártaro na região e que necessita ser removido com a limpeza. Procurar resolver qualquer problema no início é sempre melhor!